Histórias de sucesso TWK: Eles sonhavam em fazer o waffle Belga e agora se preparam para ampliação

Histórias de sucesso TWK: Eles sonhavam em fazer o waffle Belga e agora se preparam para ampliação

A cidade de Pelotas é considerada uma das capitais do Brasil, sendo o quarto município mais populoso do Rio Grande do Sul. Sua tradição no mundo acadêmico chama a atenção de universitários de todo o país, fazendo da região uma excelente opção para o comércio.

Andreia Luiz Caminha Silveira e João Ulysses Teixeira Silveira perceberam o potencial da sua cidade e decidiram, após uma viagem à Bélgica, dar início a um sonho que nasceu na Europa: produzir o autêntico waffle Belga.

“Fizemos uma viagem para a Bélgica em 2019 e lá nós provamos o waffle de Liège e o waffle de Bruxelas. Nos encantamos pelo sabor, era completamente diferente do que a gente comia aqui no Brasil. Chegamos de viagem motivados a iniciar um negócio nesta área, mas acabou que não seguimos com a ideia. Tempo depois, em uma viagem a Porto Alegre, vi um anúncio no Instagram sobre a The Waffle King. Entrei em contato e em seguida tive retorno do consultor de expansão”, conta Andreia.

Sonhos que se conectam

Quando fala sobre o começo da TWK, o CEO Anderson Suriz, sempre relata o que sentiu ao saborear o waffle europeu e como ele, um empreendedor do franchising, à primeira mordida vislumbrou um negócio inovador, altamente escalável e capaz de proporcionar uma experiência gustativa única aos consumidores.

Um ano depois, os mesmos sentimentos foram despertados em Andreia e João. Seu sonho de apresentar aos brasileiros esse pedacinho da gastronomia da Europa, se conectou ao sonho de Suriz, que já trabalhava no desenvolvimento do primeiro fast-food de waffles da América Latina.

“A nossa história foi muito parecida com a do Anderson, foi uma coincidência muito grande. Ele esteve lá em 2018 e viu um produto diferente de tudo que existia no Brasil e pela sua experiência empresarial e conhecimento, conseguiu montar toda esta estrutura. As coisas na vida às vezes são assim, por coincidências e fazem com que a gente embarque no sonho de alguém, que era o nosso sonho também”, relembra João.

Depois de serem impactados pelos conteúdos da TWK nas redes sociais, os futuros franqueados foram conhecer a operação de Gramado. Acreditando no que estava sendo construído, eles provaram o real waffle The Waffle King. “Quando nós comemos o waffle, vimos que era o mesmo produto que comíamos na Bélgica e isso foi um diferencial.”

Feito no Brasil com toque Belga

A receita dos waffles da TWK é única. Anderson foi até a Europa e USA, com chefs brasileiros para criar algo realmente novo. O resultado? Um cardápio com itens saborosos, que prezam pelo paladar do brasileiro, sem deixar o toque Belga de lado. Quando se fala em franquias a palavra de ordem é padrão. E é essa padronização que garante que os waffle lovers de norte a sul do país, poderão saborear um waffle delicioso em qualquer loja da marca.

“É isso que nós primamos aqui, a qualidade do produto. Para que a experiência do cliente seja a mesma daqueles que consomem waffles na Europa. A loja que temos aqui em Pelotas é muito charmosa e remete ao que vimos e vivemos nas ruas de Bruxelas.”

As vantagens do franchising

Ter a oportunidade de trabalhar com um produto já testado no mercado é uma das vantagens do franchising, além claro, de contar com profissionais experts em suas áreas de atuação e aptos a treinar e compartilhar conhecimento com os franqueados.

“O know-how, o respaldo de uma equipe de marketing, financeiro, operações e todas as áreas. Uma equipe que te entrega tudo que você precisa para tocar o negócio, como a própria receita dos waffles, por exemplo. Com certeza com todo esse suporte fica mais fácil. A marca está crescendo, ficando cada vez mais conhecida e isso também é uma vantagem. Você tem um nome no mercado e isso nos deixa um passo à frente.”

A importância do franqueado presente na operação

A cada edição do Waffle Dreamers Academy (treinamento de novos franqueados), além de realizar uma imersão de ponta a ponto nos processos, nosso time de colaboradores mostra o quão necessário é a presença dos franqueados na operação.

“Eu estou em tempo integral na loja. Participo de todos os processos, seja no caixa ou na cozinha. Somos muito criteriosos com a qualidade e estética dos produtos. Na hora de entregar o waffle, ele tem que estar muito bonito aos olhos do cliente, gostoso a gente já sabe que ele é mesmo (risos). Eu acredito que a presença do franqueado é de suma importância, para entender o processo como um todo e a rotina diária você precisa estar lá. E caso algum dia, como hoje, eu não consiga estar na operação sei o que está acontecendo na loja e mantenho o padrão da franqueadora”, destaca Andreia.

Ampliação de loja para receber os waffle lovers


Com o avanço da vacinação contra a Covid-19, o país se prepara para a normalização do comércio e datas como Black Friday e Natal, têm deixado os empresários otimistas com a alta nas vendas. Confiantes com o crescimento da economia local, sete meses após a abertura, Andreia e João se preparam para a ampliação da loja.

Para João essa é uma decisão estratégica: “No momento em que a The Waffle King começou a ganhar o país, sentimos a necessidade de ampliação da loja. Pelotas é a capital nacional do doce e com a flexibilização das normas em razão da Covid-19, percebemos que era preciso expandir para no futuro dar um próximo passo.”

Já Andreia reforça que com a retomada das aulas presenciais, a população que circula pela cidade tende a aumentar, movimentando também o comércio. “Pelotas é uma cidade universitária e estes estudantes neste momento não estão aqui. A gente pensa em aumentar a loja, visando também o retorno desse público. Alguns universitários que são de cidades onde inauguramos franquias da TWK já estiveram aqui na loja, pois já conheciam a marca.”

A história de Andreia e João se cruzou com a da The Waffle King, um sonho em comum que se tornou realidade e agora cresce, dando novos frutos.



Tags: Anderson Suriz, The Waffle King, Pelotas